Energia solar na área comum

A chapa Novo Oásis, que é a única que se apresentou publicamente até agora para concorrer na eleição prevista para o próximo sábado, já está recebendo sugestões de Condôminos. Uma das sugestões já apresentadas é o uso da energia solar para iluminar as áreas comuns do Condomínio, principalmente a área de preservação ambiental.

A Chapa trata sobre a iluminação da área de preservação no item 12 de seu Plano de Gestão (Iluminação e melhoramentos na área comum), que tem o seguinte subitem: Fazer três orçamentos, para iluminação mínima, média e forte. Submeter à assembleia como chamada de capital.

Em reunião nesta semana a Chapa decidiu incorporar, neste subitem, a sugestão para estudar a implantação do sistema de energia solar nessa área. Além das três opções previstas – iluminação mínima, média ou forte – também serão apresentados à Assembleia os custos para que a implantação da iluminação a ser aprovada seja feita por energia solar.

A conta de luz do Condomínio Oásis é bastante onerosa. Nos últimos 12 meses passou de 2.200,00 reais por mês, em média. Técnicos consultados atribuem esses altos valores à fragilidade da linha de transmissão que serve os Condomínios do Distrito Costa do Sol, os quais crescerem muito nos últimos anos e vão crescer ainda mais. Além disso há mais um condomínio sendo instalado no Distrito.

Há anos vem sendo solicitada à Copel a substituição da rede que abastece os Condomínios, sem sucesso. Nessa situação, a instalação de energia solar pode realmente ser uma solução muito boa. Implica investimentos no início, a ser feito provavelmente com chamada de capital, mas livra o Condomínio dos custos exagerados da energia convencional. A médio e longo prazos pode ser compensador.

Caso a Chapa Novo Oásis seja eleita a comunidade condominial será chamada a analisar todas as opções, e a decidir por maioria.

Anúncios
Esse post foi publicado em Eleição. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Energia solar na área comum

  1. Ótima alternativa, com excelentes ganhos à longo prazo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s