17 propostas. 9-Contabilização separada do Fundo de Reserva

Problema: Entra “tudo embolado” na conta bancária, pois o banco não separa na entrada o que é Taxa de Condomínio e o que é Fundo de Reserva. E o Síndico usa e abusa do Fundo de Reserva, conforme seu livre arbítrio. O resultado é que nunca há fundo de reserva, e nem é o Conselho que decide a sua destinação. Tudo isso contraria a convenção. O texto é o seguinte:

“Art. 80º. – É instituído um Fundo de Reserva, destinado a custear, mediante aprovação do Conselho Fiscal, despesas de urgência e necessidade que surgirem e não estiverem previstas no orçamento. Art. 81º. – Comporá (sic) também o fundo de reserva as importâncias recebidas pelo Condomínio a título de juros e multas. Art. 82º. O Fundo de Reserva terá como base a percentagem de 10% (dez por cento) do valor pago a título de taxa condominial, valor este pago juntamente com aquela contribuição, mas devidamente destacado no boleto de cobrança”.  

Solução: Cumprir fielmente o que manda a convenção. Como não está separado na entrada o que é taxa de condomínio e o que é fundo de reserva, vai tudo para a mesma conta. Então, uma solução aceitável é transferir, mensalmente, 9,09% da arrecadação total para a conta do fundo de reserva. Porque 9,09%? Porque os 10% previstos na convenção é “por fora”, ou seja, como acréscimo. (230,00 + 23,00 = 253,00). Quando se faz o cálculo reverso, é “por dentro”, ou seja, desconta-se o fundo de reserva do valor total do boleto. (253,00 – 9,09% = 230,00, ou 253,00 x 9,09% = 23,00).

Anúncios
Esse post foi publicado em Propostas e sugestões. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s