Reajuste de taxa condominial

Na reunião da Assembleia Geral do Condomínio Oásis do Paranapanema, convocada para o dia 24 de setembro, será proposto aumento da taxa condominial. A convocação não antecipa a proposta da Administração, então só será possível saber na hora da Assembleia, pelo menos por quem não tem relações pessoais com integrantes da Administração.

Como se viu nas duas postagens anteriores, não há motivo para reajustar a taxa neste momento, nem pela evolução inflacionária nem pelo comparativo com outro Condomínio vizinho, com mesma estrutura, serviços e gastos que os do Oásis.

Na opinião do responsável pelo Blog – ressalvando que essa é uma postura absolutamente pessoal – só deveria ser aprovado reajuste depois de cumpridas três condições:

  • Se a Administração mostrar, com relatórios claros e justificativas convincentes, quais itens das despesas do Condomínio aumentaram muito acima da inflação, nos últimos tempos, e por quais motivos.
  • Se houver um compromisso claro de que as contas do Condomínio serão “abertas” para todos os Condôminos a partir de agora. Isso pode ser feito de duas formas: publicação do dossiê mensal na internet (a maioria dos Condomínios de Maringá já faz isso); ou disponibilização de uma cópia do dossiê na portaria, a qual poderia ser livremente consultada e examinada pelos Condôminos, podendo inclusive levar para casa por algumas horas. (Se a Portaria tivesse espaço adequado para leitura e consulta poderia ser obstada a retirada, mas não é o caso).
  • Se houver compromisso claro de que os inadimplentes serão cobrados com energia, com ingresso de ação de cobrança judicial ainda neste ano contra todos os que estiverem devendo três taxas condominiais ou mais. Lembrando que isso é uma exigência do Regimento Interno, que o Síndico tem de cumprir de modo coercitivo.

Como os itens 2 e 3 dificilmente seriam cumpridos de imediato acho que a decisão mais sensata neste momento é rejeitar qualquer aumento e estabelecer um prazo (90 dias?) para que a Administração cumpra seus deveres de transparência e cobrança aos inadimplentes. Caso seja aprovado assim, ainda neste ano poderia ser convocada nova reunião da Assembleia para examinar a proposta de reajuste.

Anúncios
Esse post foi publicado em Finanças. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Reajuste de taxa condominial

  1. PAULO CORTARELLI disse:

    Concordo com as sugestões do responsável pelo Blog, aumento de despesas, somente após abertura, prestação e apravação das contas do condomínio, inclusive da gestão passada, mediante uma ofensiva mais rigorosa nas cobranças dos inadimplentes.

    Curtir

  2. antonio roberto disse:

    Vou deixar uma procuração para esta assembleia,e estarei torcendo para que seja uma assembleia produtiva,coerente e sem brigas pessoais, espero que o atual sindico e o escritório faça uma explanação: arrecadação e despesas mais a inadimplência, mês a mês,dai então ficara melhor para tomar decisões,penso que o momento não é para aumento além da inflação, uma chamada de capital, só seria possível se fosse exclusivamente para investimentos e se a maioria assim entender.

    Curtir

  3. Edivaldo Ribeiro de Castilho disse:

    Antonio, seus comentários são bem produzido e inteligente, acho também que voce deveria participar presente, será que o seu procurador tem o mesmo pensamento seu? Venha participar e aproveitar para um passeio…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s