Transparência total, mas em outro Condomínio

Acaba de ser publicado o balancete referente ao mês de maio de 2016, do Condomínio Marinas do Paranapanema, localizado em Santa Inês, a 20 km do Oásis. É um condomínio bem parecido com o Oásis: tem 196 lotes, portaria 24 horas, vigilância noturna e três funcionários na manutenção. Por isso, a comparação é pertinente.

O Marinas não se limita a mandar um boleto e um resumão das despesas para os condôminos. O balancete é completíssimo, e o mais importante: está à disposição de todos os condôminos na internet. Cada Condômino pode ter uma senha e acessar toda a documentação, sem pedir para ninguém. Se quiser, pode ficar horas analisando cada nota, recibo, cópia de cheque ou relatório. Tudinho na ponta dos dedos, bastam alguns cliques.

Além do balancete propriamente dito, o dossiê contém cópias de todos os extratos das contas bancárias do Condomínio, cópias de cheques, cópias de todos os comprovantes, como notas, recibos e transferências de recursos. Se está no extrato, tem um documento de comprovação. Tem até cópia do cartão ponto dos funcionários, porque a Administração entende que é direito do Condômino saber se os funcionários estão sendo pontuais ou não, e quais as ausências (sempre justificadas).

E tem, também, o parecer do Conselho Fiscal, aprovando provisoriamente as contas, o que vale até a aprovação definitiva em reunião da Assembleia. Tudo como mandam a Lei e o Regimento Interno.  Periodicamente as contas são apreciadas pela Assembleia, e até agora sempre foram aprovadas.

Fica como sugestão e como ponto de discussão. Porque é que Condomínio Oásis não pode ter um balancete igualmente transparente, e à disposição na internet para consulta pelo Condômino? Os balancetes do Oásis são enigmáticos, mais escondem do que mostram, e a documentação é guardada a sete chaves.

Por motivos legais não é possível colocar aqui um link para acesso direto ao Balancete do Marinas, para que se possa ver como é. Mas os leitores do blog interessados podem colocar como comentário um pedido de repasse, informando e-mail para o qual deve ser enviado. No caso de preferir privacidade, (aqui é um local público) pode pedir diretamente ao editor do blog, por e-mail ou por telefone.  O editor é Condômino no Oásis e no Marinas e pode repassar cópia da documentação legalmente recebida.

Anúncios
Esse post foi publicado em Transparência. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Transparência total, mas em outro Condomínio

  1. Antonio roberto disse:

    Seu Walter passe no toninhoalecris@bol.com.br. abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s