Pagar o IPTU em dia faz bem

Quando o Editor do Blog foi síndico do Oásis, ia com frequência conversar com o Prefeito e se fazia presente em algumas reuniões da Câmara, para reivindicar pelo Condomínio. Na Câmara o relacionamento era fácil, e até era convidado para a mesa de vez em quando, para expor em nome do Condomínio. Com o ex-prefeito João Wenceslau e com o atual Prefeito Valdir Turcato sempre foi um relacionamento difícil.

Toda vez que se pedia alguma coisa ao Prefeito, por mais simples que fosse, ele chamava o Secretário de Fazenda e mandava vir com um relatório da inadimplência do Oásis com referência ao IPTU. Sempre eram índices altos, e ele usava isso como argumento para não atender ou atender mal. Até uma reivindicação para que se passasse a recolher o lixo três vezes por semana em vez de duas foi dificultada com esse argumento. Foi preciso fazer uma campanha pelo Boletim Informativo do Oásis para que os Condôminos colocassem o IPTU em dia e depois mostrar a campanha ao Prefeito, para que ele finalmente atendesse. Hoje parece que a coleta do lixo voltou a ser feita apenas duas vezes por semana.

Tudo isso é dito porque o Blog está começando uma campanha para que os Condôminos que estiverem atrasados com o recolhimento do IPTU coloquem esse compromisso em dia. Há relatos confiáveis de que está em andamento um projeto de recapeamento asfáltico para Santo Inácio, e seria a hora de incluir a Avenida Principal do Condomínio Oásis. A execução seria com recursos externos, e se a Prefeitura incluísse o Oásis cairia por terra o argumento crítico de que usa seus recursos para atender os “riquinhos” dos Condomínios e não os “pobrinhos” da cidade.

Seria muito oportuno também organizar um grupo para ir falar com o Prefeito em nome do Condomínio, de preferência com a presença de um membro da Administração Condominial. Essa seria a função do Síndico, mas parece que ele não é muito afeito a esse relacionamento institucional em defesa dos direitos e interesses do Condomínio. Nunca falou com o Prefeito e nunca foi a uma reunião da Câmara, ou, se o fez, não divulgou.

A hora é agora. Temos moeda de troca: podemos oferecer apoio ao Prefeito para sua reeleição ou eleição de seu candidato. E poderíamos também convidar um vereador da situação, que passaria a ser o “Vereador do Oásis”, pelo ano e pouco que falta para completar o mandato. Lá na frente, perto das eleições, decidimos se esse vereador merece nosso apoio ou se escolhemos outro candidato para apoiar.

Anúncios
Esse post foi publicado em Opinião. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Pagar o IPTU em dia faz bem

  1. Quando fui síndico o Prefeito ia com frequência ao Condomínio, via pessoalmente os problemas, era convidado para as confraternizações de fim de ano, e comparecia. Compartilhamos a mesa algumas vezes, eu, minha esposa, ele e a primeira-dama. Não nos escutava, mas ouvia, se é que me entendem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s